O município do Cathiungo foi escolhido para a testemunhar a abertura do ano agrícola 2017/2018, que vai também marcar a primeira deslocação de João Lourençoao interiordo país desde que assumiu a Chefia do Executivo a 26 de Setembro.
A província do Huambodispõede importantes parcelas de terras aráveis, o que terá pesado na escolha.
O director da Acção para o Desenvolvimento Agrário e Ambiente (ADRA), Belarmino Jelembi,considera que aabertura da campanha agrícola pelo Presidente da República pode marcar uma nova era na política de apoio ao campo.
Jelembi, quefoi convidado a integrar a delegação presidencial, afirma-se defensor da autonomia financeira das administrações municipaisedemaior viabilização dos circuitos de comercialização no campo.
As autoridades locais admitem que o planalto central tem condições para produzir com farturae voltar a assumir a sua condição de celeiro de Angola, fazendo da agricultura local um dos grandes contribuintes do Produto Interno Bruto Nacional.
Para a campanha agrícola 2017/2018, a aplicação de calcário dolomítico para corrigir a acidez dos solosvisandoaumentar os níveis de produção, vai ser implementadonos municípiosdo Huambo, Mungo, Cachiungo, Longonjo, Londuimbali, Caála e Bailundo, perfazendo cerca de dois mil hectares de terras aráveis.