O cabeça-de-lista e candidato a Presidente de Angola pelo MPLA é aguardado neste sábado, 18, no Lubango naquele que deverá ser a primeira acção de pré-campanhaJoão Lourenço.
Your browser doesn’t support HTML5
Ao nível do MPLA local a mobilização é geral.
Retoques nas principais vias de acesso esburacadas e uma mobilização geral dos seus militantes são visíveis no Lubango.
O segundo secretário provincial do partido no poder na Huíla, Manuel Kapenda, fala de uma visita histórica.
“Qualquer visita faz sempre história, mas esta que é do cabeça-de-lista e pela primeira vez vem nesta condição é uma alegria maior, portanto é histórica. Vamos trabalhar para podermos dignificar este nome que temos de ser a segunda praça (eleitoral) e sermos os primeiros a ser visitados pelo nosso cabeça de lista”, disse Kapenda.
O padre Jonas Simão afirma que qualquer período serve para visitas, mas refere que João Lourenço vem a Huíla numa altura em que reina uma grande desmotivação entre a população.
O também jornalista da Rádio Ecclesia, que defende um encontro de João Lourenço com algumas personalidades locais de diferentes sectores para ouvi-las sobre as grandes questões do país, diz que o candidato do MPLA chega numa região em que o partido liderado por João Marcelino Tchipingue se presta a terminar um mandato sem boas recordações.
“A população está um pouco desmotivada por um lado devido à crise económica porque, como se diz no bom português, ´deu surra aqui´ e as pessoas estão desmotivadas, basta ver que nas ruas da cidade não há alegria. E essa crise económica nos últimos quatro anos deixam poucas boas recordações, eu diria que os últimos quatro anos foram tudo menos bons: o desemprego aumentou, a delinquência aumentou, é um momento difícil para começar aqui a campanha eleitoral do general João Lourenço”, analisou.
O vice-presidente do MPLA e candidato às eleições de Agosto dirige no sábado um acto político de massas, onde espera juntar milhares de pessoas entre militantes e simpatizantes