A Televisão Pública de Angola (TPA) desmentiu a notícia que tinha avançado nesta quarta-feira, 31, de que o antigo Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), João Baptista de Matos, tinha falecido.
A notícia foi difundida por vários meios de comunicação no país e no exterior, como a VOA, sempre citando a televisão pública.
“Tomamos conhecimento oficial por parte dos familiares que esta notícia não corresponde à verdade, o que aproveitamos esta oportunidade para em nome da nossa televisão pedir as nossas sinceras desculpas e reforçar que, de acordo com fontes familiares, ele está em vida”, noticiou a TPA.
A mesma televisão também deu a conhecer uma nota de esclarecimento do Estado-Maior General das Forças Armadas de Angola,que sublinha ser "infundadas e desprovidas de verdade” as notícias que avançaram a morte do general João de Matos.
A VOA sabe, no entanto, que o antigo homem-forte das Forças Armadas Angolanas e um dos mais conceituados militares do país encontra-se em estado crítico.