Israel diz ter atacado alvos iranianos na Síria para frustrar um ataque iminente de aquilo que chamou de “drones assassinos” contra Israel.
Apesar do Irão ter negado esse ataque, o incidente provocou novas tensões entre Israel e o Irão. Israel ordenou o envio do seu míssil Iron Dome para a fronteira com a Síria.
É raro Israel assumir a responsabilidade de ataques aéreos contra alvos iranianos na Síria, embora se acredite que Israel possa ter levado aa cabo centenas desses ataques na Síria nos últimos anos.
Mas desta vez o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu assumiu o ataque elogiando num tweet os esforço do seu exército e dizendo que o Irão havia planeado enviar drones assassinos com explosivos para Israel. Ele alertou o Irão de que a nação “não tem imunidade em lugar algum”
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos reportou que cinco pessoas foram mortas, incluindo dois militantes da organização libanesa pró-Irão, o Hezbollah. Contudo, a agência de notícias Reuters citou um oficial sénior iraniano, Mohsen Rezai, que disse que Israel não tem a capacidade para um ataque desse género.