O presidente da UNITA desafiou nesta quarta-feira, 14, o cabeça-de-lista do MPLA e candidato à Presidência de Angola para um debate antes das eleições legislativas de 23 de Agosto.
Your browser doesn’t support HTML5
O MPLA vai dizendo que um debate entre João Lourenço e a oposição seria desproporcional.
Organizações e meios de comunicação têm convidado João Lourenço para debates com os candidatos da oposição, mas o cabeça-de-lista do partido no poder não tem respondido aos convites.
Em Maio, o Centro de Integridade Pública de Angola chegou a agendar um debate, mas Lourenço nunca respondeu, acontecendo o mesmo com a VOA que enviou um convite aos líderes dos partidos concorrentes para dois debates em Luanda no final de Maio.
Nem o candidato do MPLA nem qualquer membro da sua campanha respondeu ao convite.
Agora, foi o presidente da UNITA Isaías Samakuva a pedir um frente-a-frente.
“Convido mesmo o candidato do MPLA, para um debate neste período de campanha eleitoral”, disse Samakuva
Em reacção, Fernando Daniel, candidato a deputado pela lista do MPLA, afirma que um debate entre os candidatos seria uma mais valia para os eleitores entenderem os programas eleitorais, mas reconhece que seria desproporcional.
“Seria uma concorrência desleal porque o candidato do MPLA João Lourenço está inserido do aparelho de governação há algum tempo e conhece melhor as inspirações do povo angolano e outros não”, justificou.
Refira-se que antes das eleições de 2012, Isaías Samakuva desafiou José Eduardo dos Santos para um debate público mas não obteve qualquer resposta.
Nas três eleições multipartidárias nunca houve qualquer debate entre os líderes dos partidos concorrentes.