Dois pequenos barcos patrulha dos Estados Unidos e as suas respectivas tripulações foram capturados pelo Irão mas deverão ser libertados Quarta-feira, disseram entidades oficiais americanas.
Os barcos viajavam no Golfo Pérsico entre o Kuwait e o Bahrain que controladores americanos perderam contacto com eles.
Uma fonte oficial do Departamento de defesa disse á Voz da América que poderá ter havido uma falha mecânica numa das embarcações “ mas isso ainda não é claro”.
“Assumo que estavam em águas territoriais do Irão quando foram detidos”, disse a fonte.
O Pentágono disse que o Irão tinha dado garantias de segurança para as tripulações e que prometeu “ permitir rapidamente que as tripulações seguissem a sua viagem”,.
Entidades oficiais americanas disseram que o incidente ocorreu no Golfo Pérsico perto da ilha Farsi, localizada a meio caminho entre a costa no golfo da Arábia Saudita e o território iraniano.
A Ilha contem uma base naval da Guarda Revolucionaria do Irão e essa talvez seja a razão porque as tripulações americanas foram rápidamente interceptadas e detidas, disseram peritos.
O incidente dá-se menos de um mês depois dos Estados Unidos terem acusado o Irão de ter levado a cabo um teste “provocador” com míssil perto de navios americanos que passavam pelo estreito de Hormuz.
O secretário de estado americano John Kerry esteve em contacto com o seu homologo iraniano Mohammad Javad Zarif mas desconhecem-se pormenores da conversa.