Inundações repentinas e consequente deslizamento de terra mataram, pelo menos, 23 pessoas, e desabrigaram milhares no leste da Indonésia, e várias são dadas como desaparecidas, disse, neste domingo, a BNPB, agência de desastres do país.
A lama das colinas vizinhas atingiu quase 50 casas na vila de Lamenele, pouco depois da meia-noite de sábado, disse a porta-voz do BNPB, Raditya Jati. A aldeia está localizada na Ilha das Flores, na província de Nusa Tenggara Oriental.
“Dezenas de casas foram enterradas na lama na vila de Lamanele”, disse Raditya. “As casas [foram] arrastadas pelas cheias”.
Timor Leste...
Raditya disse que o clima extremo deve continuar esta semana.
Na cidade de Bima, na província de Nusa Tenggara, o aumento das águas, após nove horas de chuva transbordou as barragens em quatro subdistritos, submergindo quase 10 mil casas e matando pelo menos duas pessoas, disse Raditya.
No vizinho Timor Leste, um deslizamento de terra matou oito pessoas, nos arredores de Dili, a capital, informou a agência de notícias estatal Tatoli.
Inundações repentinas e deslizamento de terra sazonais matam dezenas de pessoas anualmente na Indonésia. Quarenta pessoas morreram em dois deslizamentos de terra na província de Java Ocidental em Janeiro