Pelo menos duas pessoas ficaram feridas durante intensos tiroteios registados hoje perto do palácio presidencial da Guiné-Conacri.
Testemunhas oculares disseram que veículos militares estão nas ruas da capital o que foi confirmado por vídeos colocados nas redes sociais.
Permanece por esclarecer quem estava envolvido nos tiroteios embora uma fonte militar tenha dido que o tiroteio envolveu membros das forças especiais
O ministério da Defesa emitiu um comunicado afirmando que a guarda presidencial e outras forças de segurança tinham “controlado a ameaça e repelido um grupo de soldados”
“Operações continuam para se restaurar a ordem e a paz”, disse a declaração
Um alto responsável governamental disse que o presidente Alpha Condé de 83 anos de idade está bem nas não deu outros pormenores.
Condé venceu controversas eleições em Outubro depois de mudar a constituição para permitir concorrer a um terceiro mandato apesar de violentos protestos da oposição.
Uma outra fonte militar disse que a única ponte que liga ao bairro de Kaloum, onde estão a maioria dos ministérios e o palácio presidencial foi bloqueada e muitos soldados fortemente armados foram colocados em redor do palácio.
A agência Reuters disse que três testemunhas viram dois civis feridos a tiro.
Um jornalista da Reuters disse ter visto duas colunas de veículos blindados e camiões a deslocarem-se em direcção ao Porto Autónomo de Conacri também perto do palácio.
Vídeos nas redes sociais mostram intensos tiroteios em Conacri e veículos carregados de soldados a aproximarem-se do banco central perto do palácio.