O número de mortos confirmados por um terramoto seguido de tsunami na Indonésia subiu para 832 neste domingo, com autoridades temendo que o total aumente ainda mais, reporta a Reuters.
Socorristas lutam para alcançar comunidades isoladas.
Dezenas de pessoas foram reportadas como estando presas nos escombros de dois hotéis e um supermercado na cidade de Palu, que foi afectada por ondas de até seis metros de altura, após um terramoto de magnitude 7,5 graus na sexta-feira.
Uma mulher foi retirada com vida dos destroços do Hotel Roa Roa, onde acredita-se que até 60 pessoas estejam presas. Centenas de pessoas se reuniram no supermercado destruído em busca de familiares.
Com a maioria dos mortos confirmados sendo de Palu, as autoridades prepara-se paraalgo muito pior, já que há buscas noutros locais, em particular Donggala, uma região de 300 mil pessoas ao norte de Palu e perto do epicentro do terramoto.
O vice-presidente Jusuf Kalla afirmou que o número pode subir para milhares.
O presidente Joko Widodo visitou um complexo habitacional que desmoronou e pediu por paciência.
“Sei que existem muitos problemas que precisam ser resolvidos em pouco tempo, incluindo a comunicação”, disse ele. As ruínas serão reconstruídas, ele disse, enquanto tremores abalam a região 48 horas após o terramoto.