Cerca de 19.000 pessoas foram evacuadas da ilha grega de Rodes, devido aos incêndios florestais que entraram no sexto dia em três frentes.
O Ministério de Mudanças Climáticas e Proteção Civil informou neste domingo, 23, que esta foi "a maior evacuação de um incêndio florestal no país".
A polícia local disse que 16 mil pessoas foram evacuadas por terra e três mil por mar, de 12 aldeias e vários hotéis, sem que tenham havido, no entanto, vítimas.
Seis pessoas foram hospitalizadas por períodos curtos de tempo devido a problemas respiratórios mas já receberam alta.
Na manhã de hoje, 266 bombeiros e 49 motos juntaram-se a cinco helicópteros e 10 aviões, sendo sete gregos, dois turcos e um croata, para ajudar a apagar o incêndio.
Na parte montanhosa de Rodes, uma frente ativa do incêndio florestal, os bombeiros tentam impedir que o fogo se espalhe para as densas florestas que se encontram próximas.
A sudoeste do resort de Kiotari, o foco principal das evacuações de sábado, uma trincheira foi aberta para evitar que o fogo atravesse um riacho e ameace outro vilarejo à beira-mar, Gennadi.
O clima permanece quente no país, com as temperaturas a atingirem os 38º. Celsius, na manhã de hoje, mas elas podem chegar a 43º. Celsius na capital, Atenas, e 45º. Celsius nas planícies interiores da Grécia central.