Imigração americana freta aviões para processar imigrantes da América Central

Centenas de imigrantes estão a ser enviados, pelo departamento da Segurança Nacional, do sul do Texas para São Diego, na Califórnia para que sejam processados.

Oficiais da Protecção das Alfândegas e Fronteiras dos Estados Unidos têm sido sobrecarregados com o número de imigrantes que procuram asilo nos Estados Unidos da América.

Mais de meio milhão de pessoas que procura asilo no Estados Unidos está detida na fronteira a sul com o México desde 1 de Outubro de 2018, dificultando o processamento dos seus dados e a sua libertação.

Veja Também Trump apresenta política para imigração assente nas qualificações dos candidatos

Oficiais de imigração dizem que vão ser operados três voos por semana para São Diego com pelo menos 130 pessoas por voo.

A media americana tem reportado também que as agências de imigração estão a considerar também enviar imigrantes não processados para outras cidades do país para verem os seus processos tratados.

Esta medida da imigração é vista como extraordinária, especialmente devido aos incidentes em que as crianças imigrantes foram separadas das suas famílias na fronteira e as autoridades de imigração encontraram várias dificuldades para os devolver às respectivas famílias.

Não está ainda claro que medidas de segurança, se existem algumas, foram aplicadas para colocar imigrantes ilegais a viajar pelo país.