O Departamento de Estado americano aconselhou os seus cidadãos a reconsiderarem viajar à Rússia devido à possibilidade de terrorismo e actos de intimidação.
“Eventos internacionais em grande escala como o Mundial de Futebol são um alvo atractivo para terroristas,” diz a declaração do Departamento de Estado.
“Terroristas poderão procurar atacar locais como estádios e zonas de adeptos, locais turísticos, centros de transporte e outros locais públicos”, acrescenta a declaração.
O departamento de estado disse que cidadãos americano na Rússia são “muitas vezes vítimas de assédio, mau tratamento e extorsão por membros das forças de segurança e outras entidades” acrescentando que “ajuda consular dos Estados unidos a indivíduos detidos é muitas vezes atrasada sem razão por entidades oficiais russas”.
A declaração diz ainda devido á recente redução de pessoal diplomático na Rússia ordenada pelo governo russo, o governo americano tem “uma capacidade reduzida em fornecer serviços aos cidadãos americanos”.
Os Estados Unidos são o país com o maior número de bilhetes comprados para os jogos do Mundial de Futebol.