A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch diz estar a acompanhar com muita atenção o julgamento dos activistas em Angola.
Apesar de reconhecer alguns percalços no caso, como o facto de os advogados terem tido problemas no acesso ao processo, a pesquisadora daquela organização Zenaida Machado diz esperar que, desta vez, a justiça angolana prove que está comprometida com os direitos humanos.
Your browser doesn’t support HTML5
“Queremos acreditar que as autoridades judiciais angolanas vão usar este processo para provar que estão realmente comprometidos com a independência judicial e que não vão ser usadas como instrumentos para limitar aqueles que são contra o Governo”, afirmou Machado em conversa com a VOA.
Aquela pesquisadora espera ainda que Angola respeite as suas “responsabilidades quanto aos direitos humanos e direitos universais” e que mostra que está engajada em “melhorar a sua imagem que não está muito bonita nesta fase com as violações constantes dos direitos humanos”.
Questionada sobre o facto de, segundos os activistas, estarem a ser acusadas apenas por manifestaram a sua opinião, Zenaida Machado diz esperar que o “Ministério Público apresente outras acusações”.
Your browser doesn’t support HTML5
O julgamento está previsto terminar na sexta-feira, 20.