Hospital de Malanje com carências

Angola Malanje Hospital Municipal

A principal unidade hospitalar de Malanje debate-se com escassez de técnicos, medicamentos e material gastável, reconheceu o director provincial da Saúde, Pedro José António.

O responsável visitou o Hospital Regional, domingo último, à noite, para confirmar o nível de organização e as carências, de forma a encontrar soluções pontuais.

Your browser doesn’t support HTML5

Malanje com carencias hospitalares

“Temos grandes carências em termos de material gastável, temos carências em termos de medicamentos, mas relativamente aos meios gastáveis e medicamentos, nós vamos já resolver este problema”, garantiu António, confirmando a existência de remédios na cidade de Malanje.

“É uma questão de dias, vamos notificar os directores dos grandes hospitais (Regional, Materno-Infantil e Sanatório) para que consigam levantar os medicamentos no local onde devem levantar”, disse.

Os quadros por turnos não satisfazem a demanda relatou igualmente o director da Saúde em declarações à emissora oficial, sugerindo uma gestão disciplinada e rigorosa, enquanto estão suspensos os concursos públicos de admissão de pessoal.

Dois centros de saúde foram recentemente abertos nos arredores de Malanje, o que tem permitido a redução de enchentes no Hospital Regional.

Ao nível dos 14 municípios o sector da saúde carece de mais de 4 mil funcionários, entre técnicos de saúde para melhor atender os habitantes.

As enchentes na principal unidade hospitalar de Malanje devem-se à ausência de centros e postos de saúde na maioria dos bairros da capital.