A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau adiou para amanhã, 8, o anúncio dos resultados provisórios das legislativas de domingo, 4.
Depois de ter dito que o anúncio seria feito nesta quarta-feira, 7, num comunicado à imprensa divulgado no início da tarde em Bissau, aquele órgão justificou o adiamento por estarem "em curso as démarches finais do tratamento de compilação das Actas dos Apuramentos Regionais".
A CNE acrescenta também "existir alguns requerimentos provenientes dos partidos políticos e coligação de partidos concorrentes, que devem ser objectos de apreciação e decisão do plenário da CNE previamente".
"E na necessidade de dar um tratamento tempestivo de todas as situações decorrentes do processo e torná-lo mais eficiente e eficaz, tendo como consequências produzir resultados justos, credíveis e transparentes", a CNE marcou para amanhã às 12 horas num hotel de Bissau o anúncio dos resultados provisórios.
Este comunicado surge depois de longas horas de trabalho no plenário da CNE, onde estão presentes todos os concorrentes às eleições.
A cidade de Bissau está calma, mas com um enorme reforço da segurança, particularmente perto da Presidência da República.