O presidente de Moçambique Armando Guebuza e o líder da Renamo Afonso Dhlakama subscreveram hoje, 5, os documentos que integram o acordo de paz, assinado na semana passada pelo Governo e pelo principal partido da oposição.
O encontro aconteceu na Presidência da República pouco depois das 12 horas locais e terminou com um abraço entre Guebuza e Dhlakama e uma foto.
O presidente da Repúbilca disse, na ocasião, ser hoje um dia muito importante para Moçambique.
Your browser doesn’t support HTML5
Por seu lado, o presidente da Renamo realçou a instauração de um clima de paz duradoura no país.
Your browser doesn’t support HTML5
O Governo americano felicitou entretanto o povo moçambicano pelo acordo alcançado para por termo às hostilidades entre o governo moçambicano e as forças da Renamo.
O secretário de Estado americano John Kerry declarou hoje que o presidente Armando Guebuza e o líder da Renamo Afonso Dlakama evidenciaram as suas estaturas de estadistas ao assinarem hoje o memorando de entendimento.
Esse acordo, segundo Kerry “sublinha o poder da negociação e as possibilidades da paz quando a liderança política está empenhada no diálogo”.
Os Estados Unidos encorajam as duas partes a garantirem a aplicação plena do acordo e a continuarem a privilegiar o diálogo para alcançar consensos políticos.
A declaração do secretário de Estado americano salienta ainda que eleições livres, justas e transparentes no próximo mês de Outubro são o próximo passo crucial para abrir caminho a um futuro democrático para Moçambique.