O Governo britânico quer retirar-se do projeto de gás na província moçambicana de Cabo Delgado, confirmou o diretor executivo da TotalEnergies, Patrick Pouyanne.
A notícia tinha sido avançada em primeira mão pelo diário britânico Financial Times.
Ao falar a jornalistas, nesta quarta-feira, 5, em Paris, Pouyanne confirmou que a Grã-Bretanha quer retirar-se do projeto apesar de se ter anteriormente comprometido com um investimento de entre 800 milhões e 1.000 milhões de dólares.
Veja Também TotalEnergies aguarda aprovação de financiamento de banco dos EUA para Cabo DelgadoA agência governamental britânica UK Export Finance (UKEF) tinha acordado em 2020 fornecer empréstimos e garantias de empréstimos a bancos e companhias britânicas envolvidas no desenvolvimento do projeto.
O jornal citou uma fonte não identificada como tendo dito que o primeiro-ministro “está a tentar encontrar um meio para que isso (o investimento) não aconteça mas está preocupado em que possam ser levados a tribunal se não o fizerem”.
Organizações ambientais britânicas afirmam que, ao abrigo dos acordos de combate às mudanças climáticas, COP 26 ,esse projeto é agora ilegal perante os compromissos britânicos assumidos nesses acordos de reduzir o uso de combustíveis fósseis
Um pesadelo
Uma fonte oficial citada pelo Financial Times disse que “não são as preocupações ambientais que são o problema, é a situação volátil”, que descreveu de “um pesadelo”.
O diretor da TotalEnergies confirmou que a Grã-Bretanha está a verificar se tem o direito legal de abandonar o projeto, mas fez notar que o Governo britânico tinha já assinado um contrato nesse sentido.
“Estou à espera para ver como que nos explicam isso”, disse Pouyanne aos jornalistas.
Holanda também poderá retirar-se
Sabe-se também que a Agência de Crédito Holandesa está a reavaliar a situação “de direitos humanos e de violência” no terreno antes de se decidir sobre se vai re-emitir um seguro de crédito no valor de 1000 milhões de Euros.
O Financial Times disse por outro lado que no ano passado o Governo americano do Presidente Joe Biden se tinha recusado a renovar créditos de 4.700 milhões de dólares para o projeto de Cabo Delgado.
O presidente e diretor executivo da TotalEnergies disse ontem também que espera que a Administração Trump aprove “nas próximas semanas” créditos de 4.700 milhões de dólares para o projecto de gás liquefeito (LNG) no norte de Moçambique
Pouyanne afirmou esperar que a aprovação do empréstimo seja “restaurada” rapidamente pela Administração Trump.