Em Agosto de 2014, crianças que estavam a receber tratamento contra o cancro em um hospital de Passo Fundo, Brasil, passaram a ser visitadas por um grupo de seis voluntários que tinham a finalidade de levar um pouco de alegria para aquele ambiente triste e pesado.
“Nós começamos com as crianças por causa dessa necessidade de tirá-las do ambiente hospitalar, porque é maçante o tratamento em relação ao ambiente,” explica Melina Cardoso Rodrigues, coordenadora da iniciativa “Desenhando Sorrisos.”
Rodrigues diz que com o passar do tempo os voluntários perceberam que os pacientes adultos também iriam beneficiar-se daquela interacção com o grupo, e por isso decidiram ampliar o alcance da iniciativa.
Hoje “Desenhando Sorrisos” tem 30 voluntários que fazem visitas a crianças e adultos em dois hospitais da cidade.
“Fazemos acções mais ou menos uma vez por mês, e damos enfoque a datas especiais".
Em Maio, os voluntários prepararam algumas surpresas para os pacientes que estavam a ser tratados na ala oncológica dos hospitais no dia 10, data escolhida pelo grupo para celebrar o "Dia das Mães".
Assista ao vídeo para saber que actividades os voluntários prepararam para os pacientes, e que tipo de feedback Melina Cardoso Rodrigues recebe pelo trabalho do grupo.
Rodrigues termina a entrevista contando qual foi o trabalho voluntário que ela considera o mais marcante. Não deixe de ver!
Your browser doesn’t support HTML5