“Camarada Chapo és o meu candidato, és o candidato de toda a família Machel, não apenas porque tu és o candidato do partido Frelimo, mas, sobretudo, porque nós nos identificamos com a forma como renovas o contrato com o povo”, avança Graça Machel num vídeo gravado onde apresenta o seu apoio ao candidato presidencial Daniel Chapo, da FRELIMO.
Graça Machel - viúva do primeiro Presidente moçambicano, Samora Machel, e militante histórica do partido -, referiu o combate à corrupção como uma das prioridades do futuro Presidente da República. Nesse campo, Machel lembrou que Chapo tem sido um lider na luta contra a corrupção. “Isso é que é liderança por exemplo, nós nos identificamos com a forma como tu te defines como líder (…). Todos nós temos a responsabilidade de reerguermos o nosso país”.
Sendo também a atual presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), que trabalha no combate a pobreza das mulheres pobres, Graça Machel considera que o governo deve criar mecanismos de apoio para os projetos de desenvolvimento implementados pelas mulheres.
Graça Machel, antiga ministra da Educação e uma influente voz na sociedade moçambicana tem sido uma importante voz no interior do partido da Frente de Libertação de Moçambique que se encontra no poder desde 1975.
As eleições gerais de Moçambique decorrem a 9 de outubro. Mais de 17 milhões de eleitores estão inscritos para votar.