Crianças, na sua maior parte meninas, estão a trabalhar em companhias pesqueiras no Namibe e muitas delas fazem-no sem qualquer identificação .
Com efeito, uma equipa multissectorial dos governos provinciais do Namibe e da Huila, em Angola, tentam resgatar um número elevado de meninas menores de idade oriundas dos municípios de Caconda e Caluquemba que trabalhamna indústria pesqueira do Tombwa no Namibe.
A informação foi avançada por Seusa Bengany, directora de Comunicação Institucional do Governo do Namibe, em comunicado emitido na terça-feira, 4.
"Estas meninas ainda deveriam estar sob a protecção dos seus progenitores”, diz o comunicado que garante estarem os dois governos a trabalhar para devolver as menores à suas famílias.
A reponsavel disse que algumas dessas menores trablalham também no sector agrícola acrescentando que as autoridades estão a encontrar dificuldades em identificar os menores.
"Estas crianças apresentam-se sem documentação o que dificulta o trabalho das autoridades locais", disse Bengany que apelou aos propietários de empresas pesqueiras e fazendas " a não trabalhrem com menores d idade"
Ouça a reportagem:
Your browser doesn’t support HTML5