Para apoiar os artistas angolanos em idade de reforma ou com necessidades ligadas à vertente de saúde, o Executivo através do Ministério da Cultura pensa na criação de um fundo de apoio, uma associação mutualista ou a integração numa caixa social, afirmou no passado 04 de Janeiro, em Luanda, a ministra Carolina Cerqueira.
Your browser doesn’t support HTML5
Pretende-se, de acordo com a ministra, dar dignidade aos artistas que ao longo das suas vidas deram tudo para a valorização, expansão e a divulgação da cultura angolana e que muitas vezes, devido a problemas vários, ficam condicionados ou marginalizados.
Para o efeito, o departamento ministerial da cultura espera contar com a participação dos parceiros e dos mecenas para ajudar a resolver os problemas que a classe artística enfrenta diariamente.
Para além do fundo ou integração numa caixa de apoio social, o Ministério da Cultura vai igualmente trabalhar para a criação de uma carteira profissional que dignifique o artista e que clarifique quem é realmente artista.
Para a concretização dos objectivos preconizados, a ministra apelou ao sentido patriótico e de responsabilidade aos quadros do sector, em particular, e aos agentes culturais de forma geral.
De acordo com Carolina Cerqueira, é necessário mobilização para uma cultura de paz e paz na cultura, para que se possa fazer um trabalho direcionado às novas gerações não se esquecendo do passado, que foi de sacrifício e de conquista da paz.