Como a VOA noticiou ontem, 18 de março, vários passageiros que chegaram ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, não respeitaram as normas sanitárias estabelecidas pelo Governo para evitar a propagação do novo coronavirus no país.
Houve relatos de tumultos, com passageiros a fugirem ao controlo.
Agora, a Direção Nacional de Saúde Pública alertou que passageiros que tenham chegado do exterior e que não obedecerem a quarentena de 14 dias serão levados imediatamente “pelas entidades da ordem de segurança pública para os centros de quarentena” definidos.
Veja Também Trump assina pacote do Congresso com ajuda ao combate ao coronavírusA quarentena será seguida por uma equipa multidisciplinar da polícia e entidades sanitárias, sendo enviada também uma equipa de Resposta Rápida “para complementar a investigação epidemiológica e clínica”.
Fronteiras fechadas
Ainda de acordo com as autoridades, as pessoas em quarentena não podem sair de casa por nenhum motivo.
Por outro lado, entra em vigor amanhã, 20 de Março, o decreto presidencial que fecha as fronteiras aéreas, terrestres e marítimas à circulação de pessoas durante 15 dias.
O período de aplicação do decreto pode ser prolongado caso necessário, como forma de evitar a entrada e propagação do novo coronavirus.
Veja Também Covid19: Governo cabo-verdiano antecipa férias escolares e limita aglomeração de pessoas
Your browser doesn’t support HTML5
Covid-19: Moçambique impede entrada de zimbabueanos devido a incumprimento de quarentena