Governadores da Amazônia Legal pressionam Bolsonaro para receber ajuda estrangeira

  • Patrick Vaz

Amazónia continua a arder

Governadores de estados que compõem a Amazônia Legal demonstraram em reunião ao Presidente brasileiro Jair Bolsonaro que defendem a ajuda oferecida por outros países para combater os incêndios na Amazônia e preservar a floresta.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), disse que toda ajuda internacional é necessária e que a situação ambiental se agravou devido ao posicionamento do Palácio do Planalto.

“Nós enfatizamos muito fortemente a necessidade da cooperação internacional, com defesa da soberania nacional claro. Porém, achamos que não é o momento de rasgar dinheiro. Sobretudo no que se refere ao Fundo Amazônia. Nós defendemos que seja retomado”, afirmou.

Veja Também Estados brasileiros pedem ajuda militar para combater incêndios na Amazónia

Bolsonaro tem rebatido todas as críticas internacionais.

Ele autorizou o uso das Forças Armadas no combate aos incêndios nos nove estados da Amazônia Legal e tem dito que países estrangeiros têm interesse na Amazônia em razão das riquezas da região e que o Brasil deve preservar sua soberania no local.

Ele orientou o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a proceder com os governadores da Amazônia Legal medidas para chegarem ao parlamento na próxima semana em favor da floresta.

Veja Também Brasil - Greenpeace responde a Bolsonaro: "Doente a gente não considera, a gente trata”

“Determinei ao ministro Onyx Lorenzoni que até a quinta-feira da semana que vem junto com os senhores enviem o pacote de medidas ao Parlamento para solucionarmos esse problema. Mas isso apenas está potencializado pela TV Globo e por outros países porque nosso governo não aceitou demarcar mais dezenas de áreas indígenas no Brasil. Se tivéssemos feito isso as queimadas acabariam em questão de minutos”, ressaltou.

Para o especialista em segurança pública, Luis Flávio Sapori, o Governo precisa agir rapidamente para que os problemas na Amazônia não saiam do controle.

Your browser doesn’t support HTML5

Por que a situação da Amazónia no Brasil impacta o mundo todo?

“O Governo brasileiro precisa reconhecer que se não tomar medidas concretas a situação do desmatamento da Amazônia tende a sair do controlo, o que justifica a reacção de importantes líderes políticos mundiais. A maior parte da Amazónia é património brasileiro, sem dúvida, mas preservá-la é de interesse de todos. Temos responsabilidade nesse sentido e é justo sermos cobrados pela comunidade internacional quando relaxamos nos mecanismos de preservação”, afirmou aquele especialista.