O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou na segunda-feira (29) que se registaram melhorias no acesso da ajuda humanitária a Gaza, mas que Israel tem de fazer mais.
Durante uma reunião com o Conselho de Cooperação do Golfo, em Riade, Blinken disse que a melhor forma de aliviar a crise humanitária em Gaza é através de um cessar-fogo.
Blinken chegou à Arábia Saudita, na segunda-feira, a primeira paragem de uma vasta viagem ao Médio Oriente.
A reunião de Blinken com os homólogos de cinco Estados árabes - Qatar, Egipto, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Jordânia - deverá também abordar a questão da governação da Faixa de Gaza após a guerra.
Veja Também Blinken vai ao Médio Oriente para conversações sobre Gaza e segurança regionalA viagem de Blinken ocorre no momento em que se esperava que o Egipto recebesse os líderes do grupo islâmico Hamas para discutir as perspectivas de um acordo de cessar-fogo com Israel.
No domingo, o Departamento de Estado anunciou que Blinken iria alargar a sua viagem ao Médio Oriente, permanecendo até quarta-feira, e acrescentando paragens em Israel e na Jordânia.
O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, afirmou num comunicado que Blinken se concentrará nos esforços para garantir um cessar-fogo em Gaza que permita a libertação de reféns e assegure a continuação ou o aumento da ajuda humanitária ao enclave.
Your browser doesn’t support HTML5