Furacão Hilary ameaça sudoeste dos Estados Unidos

Tom Ostrom passa por uma casa protegida com sacos de areia em Seal Beach, Califórnia, a 18 de agosto de 2023. O furacão Hilary está a passar ao largo da costa mexicana do Pacífico como uma poderosa tempestade de categoria 4, ameaçando desencadear chuvas torrenciais.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos declarou no sábado que "inundações catastróficas e potencialmente fatais" deverão assolar a zona da Baixa Califórnia e o sudoeste dos Estados Unidos até segunda-feira, à medida que o furacão Hilary se for deslocando.

Prevê-se que os ventos com força de furacão se façam sentir na noite de sábado e na manhã de domingo ao longo da costa centro-oeste da Península da Baixa Califórnia.

A tempestade está a deslocar-se com ventos máximos sustentados de 130 mph. Está em vigor um alerta de furacão para a península da Baixa Califórnia a norte do Cabo San Quintin até Ensenada.

Entretanto, estão em vigor avisos de tempestade para a Península da Baixa Califórnia, de Punta Abreojos para sul, para toda a costa leste da Península da Baixa Califórnia, para a Península da Baixa Califórnia a norte do Cabo San Quintin até à fronteira Califórnia-México, para o México continental a norte de Guaymas e para a fronteira Califórnia-México até Point Mugu e para a Ilha Catalina.

Um alerta de furacão é normalmente emitido 48 horas antes das condições meteorológicas previstas, enquanto um aviso de furacão é normalmente emitido 36 horas antes.