Um centro infantil no interior do Kwanza Sul acaba de beneficiar de um programa de apoio a escolas do Fundo Soberano de Angola.
Your browser doesn’t support HTML5
O fundo foi criado para investir milhares de milhões de dólares de lucros do petróleo, mas está também envolvido neste programa que não visa o lucro.
Situado na localidade de Kitila há 16 quilómetros da vila e Calulo no Libolo, o Centro Infantil Don Bosco beneficiou no fim-de-semana passado da oferta de bens diversos pelo Fundo Soberano.
Vocacionado em amparar crianças desfavorecidas, o centro Don Bosco em Kitila alberga mais de duas centenas de crianças de ambos os sexos, onde além de aprenderem ler e escrever, são submetidas também à aprendizagem de artes e ofícios, música e muito mais.
Como padrinho do estabelecimento o Fundo Soberano tem apoiado o centro com diversos programas desde a formação de professores até aquisição dos computadores .
O projecto de apoio com o nome de “Kamba Dyami” que traduzido em português significa “Meu Amigo”, é uma iniciativa que se destina as escolas localizadas em zonas mais desprovidas do país.
O projecto Kamba Dyami foi lançado em finais de 2013, actualmente já foram adquiridos mais de 1600 computadores, beneficiando a cinco mil crianças
José Luís, docente da Don Bosco, disse que o acesso a computadores beneficia o ensino.
"Muitas crianças tinham debilidades de entender aquilo que o professor passava no quadro, mas a partir de agora manuseando o próprio computador, brincando, vai aprendendo mais", explicou.
O programa está também activo nas províncias de Benguela e Luanda.
O Kamba Dyami conta com a parceria da Internet Technologys Angola, o que vai permitir o fácil acesso à internet.