Frelimo marcha contra protestos violentos e pela vitória

  • VOA Português

Marcha da Frelimo em Maputo

O partido Frelimo protagonizou uma manifestação, no sábado (23), em saudação a sua vitória e dos seu candidato, Daniel Chapo, nas eleições de 9 de outubro.

Your browser doesn’t support HTML5

Frelimo celebra "vitória de Chapo" em Maputo

Os membros do partido no poder repudiaram as manifestações violentas que tem se assistido na capital moçambicana, com actos de vandalismo e destruição de bens públicos e privados.

A marcha acontece depois de o Presidente da República, Filipe Nyusi, ter convidado os candidatos presidências para um debate moderado por ele, na terça-feira, 26.

O convite, com data de 20 de novembro, a que a Voz da América teve acesso, foi assinado pelo ministro da Presidência da Casa Civil, Constantino Bacela.

Veja Também Nyusi marca encontro com candidatos para 26, Venâncio e Simango "pedem" agenda

O documento não tem a agenda de trabalhos, mas tanto Venâncio Mondlane, apoiado pelo Partido Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), como Lutero Simango, presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), aceitaram o convite, mas com uma agenda de trabalhos.

Veja Também Mondlane pede segurança para diálogo com PR, libertação de manifestantes e "reposição" da verdade eleitoral

Venâncio Mondlane entregou na Procuradoria-Geral da República (PGR), na sexta-feira, 22, um documento com os termos de referência e as propostas para o encontro agendado pelo Presidente da República.

Como primeiro ponto da agenda, ele coloca a "reposição da verdade e justiça eleitorais".