O candidato de centro à Presidência da França, Emmanuel Macron, acusou , hoje, 4,a adversária de extrema-direita, Marine Le Pen, de espalhar mentiras ao sugerir que ele teria uma conta secreta no exterior.
A Reuters reporta que o partido de Macron disse estar a tomar acções legais após uma campanha na internet sugerir, logo depois do debate entre os dois candidatos televisionado na noite de quarta-feira, que Macron teria escondido fundos em um paraíso fiscal.
Macron negou a acusação.
Le Pen, que faz campanha anti-União Europeia e anti-globalização, tem tentado retratar o ex-banqueiro de investimentos e ex-ministro da Economia como membro de uma elite responsável pelos problemas da França: desemprego de aproximadamente 10 por cento, baixo crescimento e violência de militantes islâmicos.
De acordo com uma pesquisa de opinião da Elabe, 63 por cento dos telespectadores acharam que Macron foi o mais convincente no debate de quarta-feira, reforçando a sua posição de favorito para conquistar a Presidência na votação de domingo.
Uma pesquisa da Ifop-Fiducial divulgada na quarta-feira mostra Macron 20 pontos percentuais a frente de Le Pen em intenções de votos, seguindo a mesma linha de outros levantamentos recentes.