As forças apoiadas pelos Estados Unidos na Síria elevaram a sua bandeira no nordeste da cidade síria de Baghuz e disseram que o auto-proclamado califado do Estado Islâmico estava finalmente eliminado.
O muito esperado anúncio deste sábado, 23 de Março, pelas Forças Democráticas Sírias seguiu-se a várias ondas de ataques aéreos da coligação que repetidamente iluminaram o céu durante a noite.
Os alvos eram várias centenas de combatentes do Estado Islâmico que têm estado escondidos ao longo do rio Eufrates e nas montanhas nos arredores da cidade. E quando amanheceu a sua resistência tinha sido quebrada.
Veja Também Trump nega entrada a "jihadista" que se aliou ao Estado Islâmico na Síria“A vila de Baghuz foi totalmente libertada” disse o porta-voz da Forças Democráticas Sírias-Kurdas, Mustafa Bali, no Twitter. “As Forças Democráticas Sírias-Kurdas a eliminação total do auto-proclamado califado e a derrota territorial a 100% do ISIS [Estado Islâmico]."
O anúncio aconteceu quase 12 horas depois do Presidente americano Donald Trump ter feito uma declaração semelhante, ao dizer a jornalistas que viajavam com ele no Air Force One, o avião da Presidência – que o Estado Islâmico tinha sido derrotado a 100%, segundo um briefing do Secretário Interino da Defesa Pat Shanahan.
Veja Também Guterres alerta que erosão dos direitos humanos ameaça a paz