As forças conjuntas do Iraque tomaram na manhã desta quinta-feira, 23, o aeroporto de Mossul, no norte do Iraque, após violentos confrontos com o Estado Islâmico, de acordo com as agências Associated Press e France Presse.
A conquista do aeroporto é estratégica já que a metade oeste da cidade é o último reduto do grupo terrorista.
As forças de reacção rápida da Polícia Federal atacaram o aeroporto, enquanto o Exército se concentrou no quartel de Al Gazalani, um dos mais importantes do Estado Isl|amico no sudoeste de Mossul, anunciou o comandante das Operações Conjuntas, general Abdelamir Yarala, de acordo com a agência Efe.
A tomada do aeroporto marca o início da ofensiva dentro do perímetro urbano da metade oeste de Mossul.
As manobras militares começaram no domingo, mas até o momento, as forças iraquianos tinham se limitado a libertar oito localidades nos arredores da cidade e cortar as estradas que unem Mossul e Síria, onde se encontra Al Raqqa, a capital de seu autoproclamado califado.
Ao mesmo tempo, a ONU, outras organizações internacionais e o Governo iraquiano começaram os preparativos para receber cerca de 245 mil deslocados, que devem fugir da metade ocidental da cidade nos próximos dias.