O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, encontrou-se nesta quarta-feira, 11, com o líder interino da Renamo, Ussufo Momade, na cidade da Beira, com quem discutiu os caminhos para "desencalhar" o diálogo político, sobretudo, no que diz respeito aos passos para a desmilitarização das tropas da Renamo.
Your browser doesn’t support HTML5
No final do encontro, os dois líderes anunciaram haver consensos em relação aos assuntos militares e manifestaram o desejo de ver o assunto fechado antes das eleições autárquicas de Outubro.
“Da conversa que tivemos com o Chefe de Estado, nós chegamos ao consenso de que há possibilidades de enquadramos (os homens armados da Renamo) na polícia e nas Forças de Defesa e Segurança, através da lista que vamos entregar”, explicou Ussufo Momade.
Para Filipe Nyusi, o processo de reintegração será gradual e vai obedecer ao princípio de paridade na distribuição das chefias, do exército e da polícia.
“Dentro de dias teremos que ter as listas das pessoas que devem integrar, ou nas Forças Armadas ou na polícia numa fase gradual” confirmou Filipe Nyusi.
Com o processo praticamente desencalhado, poderá assim haver luz verde para que o parlamento avance com a aprovação da revisão eleitoral, que continua a condicionar o calendário eleitoral.