Suíça Afoga "Fúria Espanhola"

Gelson Fernandes marcou o golo que deu a vitória à Suíça na maior surpresa do Mundial de futebol

Um jovem nascido em Cabo Verde deu hoje a contribuição máxima para a grande supresa do campeonato mundial de futebol a decorrer na África do Sul.

Gelson Fernandes marcou o único golo na vitória da Suíça sobre a Espanha num jogo do Grupo H.
Fernandes nasceu na Cidade da Praia a 2 de Setembro de 1986 mas emigrou com cinco anos para a Suíça onde iniciou a sua carreira de futebol no Sion. Mais tarde foi transferido para o Manchester City em Inglaterra por cerca de 6 milhões de Euros e daí transitou para o Saint-Étienne de Franca.
Foi internacional sub 21 pela Suíça 4 vezes e desde 2007 tem jogado regularmente pela selecção principal da Suíça. Um primo seu Manuel Fernandes, joga em Espanha.
Foi a primeira vez na história que a Suíça bateu a Espanha, um resultado que apanhou todos os observadores de surpresa.
A Espanha, actual camepão da Europa, entrou para este campeonato do mundo como um dos favoritos e poucos esperavam que a Suíça pudesse fazer face à "fúria vermelha" como é conhecida a equipa espanhola .
Aos 52 minutos Eren Derdiyok avançou pelo meio da defesa espanhola, ultrapassou o guardião Casillas num dos raros ataques da equipa suíça. O defesa Pique conseguiu impedir o golo mas Fernandes estava lá no ressalto para enviar a bola para a baliza.Os espanhois quase que igualaram aos 70 minutos quando um potente remate de Xabi Alonso embateu na barra da baliza. No final do jogo o suíço-caboverdiano ajeoelhou-se a apontou os branços para o céu. Ouça a nossa reportagem desportiva