Fala África: "Nós usamos a poesia para combater todos os males que enfermam a sociedade", Assane Ramadane

  • Danielle Stescki

Assane Ramadane João

Assane Ramadane João, um talentoso poeta, compositor, cantor, cineasta e ativista social, utiliza a poesia como uma poderosa ferramenta para transmitir pensamentos, sentimentos e promover mudanças sociais.

Nesta edição do Fala África, exploramos o mundo da poesia através dos olhos de Assane e a sua missão de moldar comportamentos e impactar vidas por meio de suas palavras.

Your browser doesn’t support HTML5

Fala África: “A minha grande aspiração é de levar os meus pensamentos, os meus sentimentos, para as pessoas lá fora,” Assane Ramadane

"A poesia foi usada como um instrumento durante o período de colonização; tivemos movimentos nacionalistas que usaram a poesia para consciencializar as pessoas oprimidas, para dar voz a essas pessoas oprimidas e para dizer 'meu povo, acorde' e 'vamos lutar pelo que é nosso; vamos lutar pelos nossos direitos", diz Assane.

“Nós usamos a poesia para combater todos os males que enfermam a sociedade: o abuso de drogas, as uniões prematuras, os abusos sexuais, a violência doméstica e todos aqueles males que hoje em dia são tão frequentes nas nossas sociedades. Nós usamos a poesia para dizer não a esses aspetos.”

Para Assane, a poesia é uma ferramenta educacional eficaz, tornando informações importantes acessíveis a diferentes públicos.

Your browser doesn’t support HTML5

Fala África: Assane Ramadane e a poesia como ferramenta de mudança social

"Eu acho que há pessoas que se calhar preferem não escutar o noticiário. Já há pessoas que preferem não ficar diante de uma TV para ouvir algumas questões de informação e tal, e a poesia nós usamos para transmitir essas informações, por exemplo, a poesia moderna que estamos a fazer agora, que chamamos de poesia falada, é uma poesia que nós gravamos e publicamos e as pessoas nos seus auriculares, no seu carro podem ficar a escutar poesia normalmente, diferente da poesia antiga, que era uma poesia dos livros apenas", defende.

Veja Também Fala África: "Liderança é um privilégio que o indivíduo tem de conduzir as pessoas a desenvolverem-se, Mityano Francisco"

O sonho de atuar em palcos internacionais

Assane partilhou seu desejo de levar sua poesia para palcos internacionais e como ele acredita que sua mensagem pode ressoar globalmente.

"A minha grande aspiração é de levar os meus pensamentos, os meus sentimentos para as pessoas lá fora. Não é apenas para os meus familiares meus amigos me ouvem todos os dias, é preciso que as pessoas lá fora também percebam, oiçam o que eu tenho para dizer, o que é que eu sinto, o que é que eu penso."

Veja Também Fala África: Academia de Liderança Comunitária quer formar jovens “de quem se espera, não de quem espera”

Futuro literário

Assane Ramadane João comentou o desejo de lançar um livro no futuro: "O sonho de todo escritor é mesmo lançar uma obra literária. Eu não sou exceção."

Ele disse que o livro talvez seja uma coleção dos poemas de grande sucesso, além de outros que ainda não foram lançados como poesia falada.

Uma missão de sacrifício pessoal

Para o jovem poeta moçambicano a sua missão é usar a poesia para impactar vidas, independentemente das dificuldades: "O mais importante é saber que o meu grande sonho é de impactar as pessoas, independentemente das condições dos recursos que uso para o efeito, eu quero impactar as pessoas; quero mudar comportamentos; quero salvar vidas usando a poesia como se fosse um instrumento para o efeito."

Veja Também Fala África: O potencial dos jovens dos PALOP na solução de desafios globais, com Adelino Bimba