O antigo Presidente norte-americano Barack Obama comprou uma parte minoritária da NBA Africa, anunciou a Associação Nacional de Basquetebol.
A NBA Africa foi criada este ano para supervisionar as actividades comerciais da liga no continente.
Veja Também Zamalek do Egipto vence primeira edição da Basketball Africa LeagueA NBA disse que Obama é um parceiro estratégico e que utilizaria quaisquer lucros da nova entidade para "financiar os programas de juventude e liderança da Fundação Obama em toda a África".
A NBA África foi criada em Maio como uma parceria entre a NBA (a Associação Nacional de Basquetebol americana) e a Federação Internacional de Basquetebol. A Liga Africana de Basquetebol, a primeira liga profissional de basquetebol do continente com equipas de topo de 12 países, faz parte da entidade.
Your browser doesn’t support HTML5
A liga começou a jogar pela primeira vez em Maio, depois do seu início ter sido atrasado por um ano pela pandemia do coronavírus.
A NBA tem uma presença em África há décadas. Abriu a sua sede africana em Joanesburgo em 2010 e desde então tem promovido o basquetebol através da NBA Africa Games, o lançamento do BAL, iniciativas de responsabilidade social, parcerias empresariais e desenvolvimento de jogadores.
"Fiquei impressionado com o empenho da liga em África, incluindo a liderança demonstrada por tantos jogadores africanos que querem retribuir aos seus próprios países e comunidades", disse Obama no comunicado de imprensa da NBA.
Your browser doesn’t support HTML5
"É por isso que me orgulho de me juntar à equipa da NBA África e aguardo com expectativa uma parceria que beneficie a juventude de tantos países".
A Voz da América transmitiu os 26 jogos do BAL em inglês e francês e forneceu cobertura dos jogos em Português, Bambara, Kinyarwanda, Wolof dos jogos de Angola, Moçambique, Senegal, Mali e Ruanda.