A primeira exposição individual do artista plástico angolano Evan Claver, intitulada “Folk Tales - Contos populares”, esteve patente de 3 a 25 de Fevereiro, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.
Folk Tales é a sua primeira exposição individual, na qual o artista procura explorar os extremos da percepção, misturando linguagens do cinema, fotografia, comunicação social e pintura, invocando quadros de comédia, costumes e tragédia retirados do quotidiano e imaginário popular angolano.
A sátira política e social, pontuada por uma permanente ironia, são as ferramentas do artista para questionar a veracidade dos media e a passividade (alienação) do observador.
Provocação, fascínio e excesso são fios condutores do seu trabalho, através dos quais o artista lembra tanto a beleza como a(s) ironia(s) da vida.
No conjunto da exposição, o público pôde apreciar cerca de 28 peças artísticas, correspondentes a 21 composições, nas quais as legendas surgem impregnadas de sentido e constituem um elemento indispensável à interpretação das obras.
Evan Claver demostrou a sua vocação cinematográfica com a apresentação de uma curta-metragem intitulada “Enóquio”.
Nascido em Luanda em 1987, Evan Claver é um artista autodidacta que começou a desenhar ainda novo.
Mais tarde, ele estudou cinematografia.
Evan desenha rabiscos como uma forma de expressar o movimento e o caos da vida urbana e também como as vidas das pessoas se chocam uma com as outras.
Acompanhe aqui a Janela de Angola, com Evan Claver:
Your browser doesn’t support HTML5