EUA vão enviar sistema de defesa aérea e tropas americanas para Israel reforçar as defesas contra Irão

  • AP

Arquivo: O sistema de defesa antimíssil dos EUA - Terminal High Altitude Area Defense, ou THAAD, é visto num campo de golfe em Seongju, Coreia do Sul, a 6 de setembro de 2017.

Os Estados Unidos vão enviar um sistema anti-míssil de grande altitude e a respetiva tripulação militar norte-americana para Israel, informou o Pentágono neste domingo, 12, mesmo depois de o Irão ter avisado Washington para manter as forças militares americanas fora de Israel.

Veja Também Israel ordena a evacuação de mais cidades do sul do Líbano face ao aumento das deslocações

O major-general Pat Ryder, porta-voz do Pentágono, disse num comunicado que o secretário de Defesa Lloyd Austin autorizou o envio da bateria THAAD sob a direção do Presidente Joe Biden.

Ryder disse que o sistema ajudará a reforçar as defesas aéreas de Israel após os ataques com mísseis do Irão contra Israel em abril e outubro.

“Esta ação sublinha o compromisso dos Estados Unidos para com a defesa de Israel, e para defender os americanos em Israel, de quaisquer outros ataques com mísseis balísticos por parte do Irão”, disse Ryder.

Your browser doesn’t support HTML5

A escalada entre Israel e o Irão aumenta os receios de uma guerra mais vasta e de um envolvimento direto dos EUA

A advertência iraniana foi feita numa publicação na plataforma X, há muito associada ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Abbas Araghchi, que referiu os relatos de que os EUA estavam a considerar a implantação.

Acredita-se que Israel esteja a preparar uma resposta militar ao ataque de 1 de outubro, quando o Irão disparou cerca de 180 mísseis contra Israel.

Não ficou imediatamente claro de onde estava a vir a bateria THAAD. Os EUA enviaram uma das baterias para o Médio Oriente, com batalhões Patriot adicionais, para reforçar a proteção das forças a sua proteção na região no final do ano passado, após o ataque de 7 de outubro de 2023 a Israel por militantes do Hamas. Ryder também disse que os EUA enviaram uma bateria THAAD a Israel em 2019 para treinamento.