Os consulados americanos na Rússia anunciaram a suspensão da atribuição de vistos a partir da próxima quarta-feira , devido à redução do pessoal diplomático.
"Devido ao limite imposto pelo Governo russo ao número de funcionários diplomáticos autorizados a trabalhar na Rússia, todas as operações relacionadas com vistos de não-imigrantes serão suspensas a 23 de Agosto", indicou a embaixada num comunicado divulgado nesta segunda-feira, 21.
As operações recomeçarão a 1 de Setembro em Moscovo, mas continuarão suspensas indefinidamente nos consulados em São Petersburgo, Ekaterinburgo e Vladivostok.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, reagiu dizendo que a decisão dos Estados Unidos é “outra tentativa de despertar o descontentamento entre os cidadãos russos em relação ao Governo russo”.
No mês passado, em resposta a novas sanções impostas pelos Estados Unidos à Rússia, o Governo de Moscovo retaliou reduzindo o número de diplomatas americanos no país de 755 para 455 até o final de Agosto.