Começa nos EUA segundo teste com vacina canadiana contra Ébola

Um segundo teste clínico, em humanos, com uma vacina experimental canadiana contra o ébola começou a ser realizado nos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), informaram fontes oficiais. Conhecido como VSV-ZEBOV, o imunizante foi desenvolvido por cientistas da Agência de Saúde Pública do Laboratório Nacional de Microbiologia do Canada e licenciado para a americana NewLink Genetics Corp., sediada no estado americano de Iowa.

O último teste consiste em aplicar duas doses, uma estratégia conhecida como dose inicial-reforço (ou "prime boost"), em 39 adultos saudáveis para verificar a resposta do sistema imunológico. No início deste mês, o Instituto Walter Reed de Pesquisas do Exército americano iniciou o seu teste próprio com a VSV-ZEBOV como uma vacina de dose única nas suas instalações, em Maryland, também nos EUA.

A VSV-ZEBOV é uma das duas vacinas experimentais que a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse ter apresentado resultados promissores quando testadas em macacos. A outra é fabricada pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK) e pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID).