EUA lançam raid nacional contra imigrantes ilegais

Imagem de um raid a imigrantes. Cortesia do ICE

Os agentes da polícia de Imigração e Fronteiras dos Estados Unidos, uma unidade conhecida como ICE, iniciaram neste domingo, 14 de Julho, raids a nível nacional com o objectivo de prender imigrantes em todo o país, que estão na lista de deportação

A operação do ICE, confirmada na sexta-feira pelo Presidente Trump, tem como alvo centenas de famílias em nove grandes cidades americanas, entre elas Chicago, Nova Iorque e Los Angeles.

Veja Também Número de imigrantes detidos na fronteira entre os Estados Unidos e o México cai 28,6 por cento

Trump disse que "as pessoas entram no país de forma ilegal” e que os Estados Unidos estão a deportá-las de forma legal.

Os agentes do ICE estão em busca de imigrantes considerados perigosos. O director interino Matthew Albence, disse que os imigrantes que estão a ser procurados estão num “boletim acelerado” de casos de tribunais de imigração.

Your browser doesn’t support HTML5

Trump ameaça com raids do ICE, comunidades americanas protestam

Os raids de imigração de Trump deverão ser bem recebido pelos eleitores que votaram nele pelas suas promessas em reprimir imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

Veja Também "É só dizer para não virem", escreveu Trump sobre fotos de centros para imigrantes repletos

Os opositores democratas criticaram a operação, declarando ser desumano ter famílias como alvo, quando muitas delas vieram da América Central em busca de uma vida melhor.

Segundo o director interino do ICE, os raids vão focar-se em famílias inteiras que receberam ordem para deixar o país e que algumas poderão ver os seus membros separados se entre eles houver quem tenha a documentação apropriada.

A confirmação de Trump surgiu em meio a críticas generalizadas à alegada superlotação e más condições sanitárias dos centros onde estão detidos imigrantes, ao longo da fronteira sul com o México.

Também tem havido forte crítica aos agentes de patrulha de fronteira por separarem pais dos seus filhos.