O furacão Milton atingiu a costa do Golfo da Flórida, a sul de Tampa, nos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira, 9, como a categoria três, com ventos máximos de 205 quilómetros por hora e muita chuva que deverão deixar prejuízos milionários.
De imediato a energia foi cortada e as inundações das áreas costeiras ameaçaram as cidades de Tampa, São Petersburgo, Sarasota e Fort Myers.
Veja Também Biden critica Trump por “ataque de mentiras” sobre os furacõesUm milhão de residentes e empresas, principalmente nos condados de Sarasota e Manatee, estão sem energia, de acordo com a Associated Press.
Duas horas depois de ter entrado no continente americano, Milton passou para furacão de categoria dois, mas as fortes chuvas também deverão causar inundações no interior ao longo de rios e lagos.
Your browser doesn’t support HTML5
A aproximação do furacão provocou vários tornados, tendo o Serviço Meteorológico Nacional de Miami publicado fotografias dos tornados no X e anunciado que a Flórida estava a passar por “um ambiente muito favorável para tornados perigosos e rápidos”.
Kevin Guthrie, diretor da Divisão de Gestão de Emergências da Flórida, disse que cerca de 125 casas foram destruídas antes mesmo de o furacão atingir o continente, muitas delas casas móveis em comunidades para idosos.
Este furacão chega aos Estados Unidos duas semanas depois de outro, Helene, de categoria quatro, ter provocado mais de 200 mortes e incalculáveis estragos.
C/Reuters e AP