EUA concluirão retirada de militares do Níger até 15 de setembro

  • Reuters

ARQUIVO - Bandeiras dos EUA e Níger lado a lado num acampamento de apoio à construção da Base Aérea do Níger 201 em Agadez, 16 de abril de 2018

NIAMEY (Reuters) - O Níger e os Estados Unidos chegaram a um acordo sobre a retirada das tropas americanas daquele país da África ocidental, um processo que já começou e será concluído a15 de setembro, disseram eles em comunicado conjunto.

A junta que governa Níger disse, no mês passado, aos EUA que retirassem os seus quase mil militares do país. Até ao golpe de Estado no ano passado, o Níger tinha sido um parceiro fundamental na luta de Washington contra os insurgentes na região do Sahel, em África, que mataram milhares de pessoas e deslocaram outros milhões.

Veja Também Militares do Níger afirmam ter tomado o poder

O acordo entre o Ministério da Defesa do Níger e o Departamento de Defesa dos EUA, alcançado após uma comissão de cinco dias, garante a protecção das tropas norte-americanas até à sua retirada e estabelece procedimentos para facilitar a entrada e saída de pessoal americano durante o processo de retirada.

Your browser doesn’t support HTML5

2Rs Africa, a saida das tropas ocidentais do Sahel

"O Ministério da Defesa do Níger e o Departamento de Defesa dos EUA recordam os sacrifícios comuns das forças nigerinas e americanas na luta contra o terrorismo e saúdam os esforços mútuos feitos na construção das forças armadas nigerinas", afirmaram numa declaração conjunta.

"A retirada das forças americanas do Níger não afecta de forma alguma a prossecução das relações entre os Estados Unidos e o Níger na área do desenvolvimento. Além disso, o Níger e os Estados Unidos estão empenhados num diálogo diplomático contínuo para definir o futuro das suas relações bilaterais.

"A decisão do Níger de pedir a remoção das tropas dos EUA ocorreu após uma reunião em Niamey, em meados de Março, quando altos funcionários dos EUA levantaram preocupações sobre questões como a chegada esperada de forças russas e relatos de que o Irão procurava matérias-primas no país, incluindo urânio.

Desde então, militares russos entraram numa base aérea no Níger que acolhe tropas norte-americanas.

Your browser doesn’t support HTML5

África Agora: Ganância dos líderes favorece a relação com a Rússia