EUA: Blinken na África do Sul

  • VOA Português

Secretário de Estado americano Antony Blinken chega ao aeroporto Internacional de Lanseria em Joanesburgo, África do Sul, Aug. 7, 2022.

O Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken chegou à África do Sul neste domingo, 7 de Agosto, a primeira etapa da sua digressão africana de três nações.

Para além da África do Sul, Blinken está também pronto a visitar a República Democrática do Congo e o Ruanda.

Blinken deverá proferir um importante discurso na África do Sul na segunda-feira sobre a estratégia dos EUA em relação à África Subsaariana. Alterações climáticas, comércio, saúde e insegurança alimentar serão todos temas de discussão.

Your browser doesn’t support HTML5

Antony Blinken começa périplo africano domingo

Enquanto estiver na República Democrática do Congo, funcionários do Departamento de Estado dizem que Blinken irá trabalhar para reduzir as tensões entre o Congo e o Ruanda. O Congo acusou o seu vizinho de apoiar o grupo armado M23, uma acusação que Kigali nega.

No Ruanda, Blinken irá falar da "detenção injusta" de Paul Rusesabagina, residente permanente nos EUA, segundo o Departamento de Estado. As acções de Rusesabagina ajudaram a salvar centenas de vidas durante o genocídio de 1994 e inspiraram o filme Hotel Rwanda.

A sua viagem chega poucos dias após o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, ter completado a sua viagem pelo continente, onde defendeu a invasão russa da Ucrânia e culpou as sanções ocidentais pelos crescentes custos de combustível e comida em África. Os Estados Unidos culparam a invasão russa da Ucrânia pelo aumento dos preços.

Os analistas políticos dizem que África tornou-se novamente um campo de batalha de influência e ideologia décadas após o fim da Guerra Fria.

Esta é a segunda viagem de Blinken a África como Secretário de Estado, depois de visitar a Nigéria, Senegal e Quénia em Novembro último.