EUA: Biden assegura indicação democrata e Trump corre para garantir a candidatura republicana

  • VOA Português

Election 2024 Decision Notes

O Presidente dos Estados Unidos Joe Biden, assegurou terça-feira, 12, a nomeação do Partido Democrata, como se previa, enquanto o antigo Presidente está caminho de ser indigitado candidato pelo Partido Republicano para a eleição de 5 de novembro, reeditando o confronto de 2020.

Biden enfrentou apenas oposição nominal para se tornar o candidato democrata.

Do lado republicano, Trump derrotou vários colegas nas eleições primárias, incluindo a ex-governadora da Carolina do Sul e antiga embaixadora da ONU, Nikki Haley, e o governador da Flórida, Ron DeSantis.

Your browser doesn’t support HTML5

Estado da União: O discurso de Biden "foi eleitoral", Nuno Ferreira

Outros candidatos, incluindo o antigo vice-presidente, Mike Pence, desistiram há meses por falta de apoio dos eleitores face ao óbvio domínio de Trump sobre uma grande base de eleitores republicanos.

Mesmo sem as nomeações dos seus partidos oficialmente em mãos, ambos os candidatos estão em plena campanha oito meses antes das eleições, com ataques mútuos.

Veja Também Presidente Biden apresenta visão de futuro, com classe média forte, justiça fiscal, melhor educação e estabilidade no Médio Oriente

No seu discurso do Estado da União, na semana passada, Biden menosprezou o "antecessor” 13 vezes, nunca mencionando Trump pelo nome, mas pintando uma visão distópica de como seria uma segunda presidência de Trump.

Trump, por seu lado, troça da da idade de Biden, com 81 anos, mesmo sendo apenas quatro anos mais novo.

A maioria das primeiras pesquisas nacionais mostram Donald Trump com uma ligeira vantagem sobre Joe Biden, em particular em vários Estados de batalha política que provavelmente determinarão o resultado nacional.

Veja Também Nikki Haley abandona corrida à Presidência dos Estados Unidos

Mas Trump enfrenta quatro acusações criminais sem precedentes,c om um julgamento marcado para começar no dia 25 de Março.

Não se sabe se algum dos demais casos será julgado antes das eleições, mas as sondagens apontam que alguns eleitores não votarão em Trump se ele for condenado por alguma das acusações.

Veja Também Biden e Trump dominam Super Terça-feira, aproxima-se desforra em novembro

Joe Biden entra nas eleições primárias do partido hoje com 102 delegados, aquém dos 1.968 necessários para se tornar formalmente o presumível candidato democrata.

Em jogo estão 254 delegados democratas nos estados da Geórgia, Mississippi e Washington, além de disputas partidárias para as Ilhas Marianas do Norte e Democratas no Exterior.

Your browser doesn’t support HTML5

A discussão Trump-Biden sobre a NATO reflecte a divisão do papel da América no mundo

Com menos 137 delegados dos 1.215 necessários para Trump obter a indicação republicana, estão 161 delegados republicanos em jogo hoje na Geórgia, Mississippi, estado de Washington e Havaí.

Os resultados devem ser conhecidos até ao final da noite.