No seu discurso de concessão, a candidata democrata e vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, apareceu em frente a uma multidão na Universidade de Howard, admitindo a derrota mas apelando aos seus apoiantes que não desistam.
“Só quando está escuro o suficiente se consegue ver as estrelas”, disse Harris.
Kamala Harris perdeu para Donald Trump na eleição de 5 de novembro. Trump conquistou cinco dos sete estados-chave (oscilantes ou indecisos) e os tipicamente vermelhos para a corrida à Casa Branca, ganhando 292 votos eleitorais contra 224 de Kamala Harris, faltando ainda fechar o Nevada e o Arizona, que já não farão qualquer diferença.
O seu discurso marcado para as 16h locais (Washington D.C.), começou 40 minutos depois e durou apenas cerca de dez minutos.
Ela saiu do palco acompanhada pelo seu marido, Doug Emhoff, ao som de "Freedom" de Beyoncé.
Your browser doesn’t support HTML5
Um apelo aos jovens
Harris pode ter encerrado sua campanha contra Trump, mas a sua concessão delineou os contornos de futuras lutas contra o Presidente-eleito.
“Continuaremos a travar essa luta nas urnas, nos tribunais e na praça pública”, disse Harris, um aceno ao trabalho que os democratas estão prestes a fazer nos próximos quatro anos.
Harris falou especificamente aos jovens que ela tentou organizar, reconhecendo que a perda pode doer, mas que o trabalho não acabou.
“Às vezes, a luta demora um pouco. Isso não significa que não venceremos. O importante é nunca desistir”, disse ela. “Nunca parem de tentar tornar o mundo um lugar melhor.”
Your browser doesn’t support HTML5
Esta é a terceira vez que Donald Trump concorre. Ele fez história ao ser o segundo Presidente a ser re-eleito para um segundo mandato não consecutivo.