Estados Unidos preparam lançamento de programa de 500 milhões de dólares em Moçambique

  • VOA Português

Mahmoud Bah, director executivo adjunto da Milleniun Challenge Corporation (esq), e Max Tonela, ministro das Finanças e Economia(dir), Maputo

Mahmoud Bah, director executivo adjunto da Milleniun Challenge Corporation, e Max Tonela, ministro das Finanças e Economia assinaram o documento indicativo em Maputo

O director executivo adjunto da Milleniun Challenge Corporation (MCC) dos Estados Unidos e o ministro da Economia e Finanças de Moçambique assinaram nesta segunda-feira, 30, em Maputo, um acordo intitulado Aide Memoire, que detalha o acordo entre os dois governos para a implementação de um compacto de ajuda que ronda os 500 milhões de dólares.

Um comunicado da Embaixada dos Estados Unidos em Maputo informa que Mahmoud Bah e Max Tonela rubricaram o documento que define o âmbito e objectivos do novo compacto da MCC com Moçambique.

"Estimamos 500 milhões de dólares para o pacote de investimentos, um ligado a transportes e conectividade, um segundo projecto sobre gestão de alterações climáticas e um terceiro sobre agricultura comercial", disse Mahmoud Bah, na ocasião, indicando que os trabalhos surgem depois de a MCC ter anunciado em Abril de 2022 uma verba de 10 milhões de dólares para os trabalhos de preparação do programa.

Os projectos serão essencialmente implementados na província da Zambézia", mas "as reformas fundamentais do compacto implicarão melhorias a nível nacional focadas na manutenção de estradas e no ambiente empresarial".

A nota ainda informa que o Governo de Moçambique comprometeu-se a aumentar em 50%, ou seja, em 37,5 milhões de dólares o financiamento para o sistema de manutenção de estradas.

Recorde-se que a agência MCC, financiada pelo Governo americano, já tinha beneficado Moçambique com um programa orçado em 507 milhões de dólares, que foi concluído em 2013.