A Espanha identificou o seu primeiro caso suspeito de doença de Marburg.
O paciente espanhol é um homem de 34 anos, que viajou recentemente para a Guiné Equatorial, nação da África Central. Ele estava num hospital particular, mas foi transferido para uma unidade de isolamento no Hospital La Fe, em Valência, para mais exames, disseram autoridades médicas regionais.
A doença do vírus de Marburg, ou MVD, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, “é uma febre hemorrágica rara, mas grave, que afecta pessoas e primatas não humanos… Primatas [incluindo pessoas] podem ser infectados pelo vírus de Marburg e podem desenvolver doença grave com alta mortalidade”.
Your browser doesn’t support HTML5
As autoridades de saúde espanholas disseram no sábado (25) que mais de 200 pessoas na Guiné Equatorial foram recentemente colocadas em quarentena por causa da doença de Marburg.
No início deste mês, dois casos suspeitos de Marburg foram detectados em Camarões, perto de sua fronteira com a Guiné Equatorial.
A Organização Mundial da Saúde diz que a “doença altamente virulenta” pode ter “uma taxa de mortalidade de até 88%” e “está na mesma família do vírus que causa a doença do vírus Ebola”.
Não há vacinas ou tratamentos antivirais para Marburg