O Presidente da Turquia, Recep Erdogan, prometeu nesta segunda-feira, 18, construir universidades em conjunto com Angola, fornecer meios aéreos, veículos blindados e tanques de guerra e construir hotéis, bem como ajudar a desenvolver o turismo e da agricultura.
Em conferência de imprensa juntamente com o Presidente angolano, após a assinatura de vários acordos, o estadista turco defendeu que os documentos rubricados mostram a importância da cooperação bilateral e destacou a abertura das ligações aéreas entre Luanda e Istambul.
Your browser doesn’t support HTML5
“Vamos elevar o nosso comércio bilateral para 500 milhões de dólares por ano e isso vai dar riqueza para os dois países”, assegurou, Erdogan, quem disse pretender trabalhar para um “mundo mais justo” diferente do que caracterizou a colonização ocidental em África.
Por seu turno, o Presidente João Lourenço destacou a nova cooperação entre os dois país.
Para o estadista angolano a posição geográfica do país vai permitir à Turquia entrar nos mercados da África Austral, Central e Ocidental.
Os acordos contemplam os domínios de sistemas aduaneiros, agricultura, indústria e tecnologia, educação, rádio e televisão e uma declaração conjunta nos sectores da economia, comércio turismo, cultura, energia, água transportes e recursos minerais.
No domínio da diplomacia foram rubricados acordos para a eliminação de vistos em passaportes de serviço e diplomáticos especiais.
O Presidente da Turquia discursou na Assembleia Nacional durante uma sessão especial dedicada à sua visita e antes de deixar Luanda deve participar num forum de negócios entre empresários dos dois países..