O empresário nigeriano, Aliko Dangote, apresentou às autoridades de Angola uma carteira de investimentos que pretende fazer no país durante a visita de um dia que realizou na terça-feira, 26, em Luanda.
O presidente e diretor executivo da multinacional nigeriana, Dangote, foi recebido pelo Presidente João Lourenço, a quem revelou o seu interesse em investir em Angola.
Veja Também Refinaria de Cabinda vai iniciar produção antes do previstoÀ saída, Dangote disse aos jornalistas que abordou com Lourenço “projetos nas áreas da agricultura, petróleo e gás” e manifestou o seu interesse em participar no Corredor do Lobito, um dos projetos estruturantes de Angola e dos países vizinhos, que é o principal ponto da visita do Presidente dos Estados Unidos a Angola na próxima semana.
Em nota, a embaixada angolana em Abuja, na Nigéria, informou que “o empresário e os seus executivos querem formalizar a sua participação na construção da refinaria do Lobito, no quadro dos investimentos do Corredor do Lobito, a aquisição direta e exploração de blocos de petróleo no onshore e offshore angolanos, bem como a aquisição ou gestão de fábricas de cimento”.
Considerado o homem mais rico de África, Aliko Dangote manteve durante a sua estada em Luanda uma série de encontros com ministros, a empresa Sonangol, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e presidentes de institutos públicos.
Com 11 mil empregados na África Ocidental, Dangote é o maior grupo industrial da Nigéria.