Embaixador americano reitera apoio ao Governo de Aristides Gomes

Tulinabo Mushingi fala em nome dos diplomatas depois de encontro em Bissau

O embaixador dos Estados Unidos no Senegal com jurisdição sobre a Guiné-Bissau, Tulinabo Mushingi, reiterou, em nome dos representantes da comunidade internacional acreditados em Bissau, o apoio ao Governo de Aristides Gomes.

Ao falar em nome dos colegas, depois de reuniões com Gomes, que esteve presente na declaração do diplomata americano à imrensa, nesta segunda-feira, 4, em Bissau, Mushingi disse não haver qualquer dúvida quanto à legitimidade do Governo do PAIGC.

"Apenas uma mensagem clara, de todos nós aqui, mostrar o nosso apoio, apoio dos nossos governos e povos, ao primeiro-ministro Aristides Gomes, ao Governo do senhor Aristides Gomes”, afirmou o embaixador americano, quem reiterou que “a 20 dias das eleições, o Governo está a trabalhar muito, a preparar o processo das eleições e nós queremos continuar a trabalhar com este Governo”.

Tulinabo Mushingi lembrou que a eleição presidencial é importante para o fecho desse ciclo eleitoral e que depois “as instituições eleitas continuarão a trabalhar para enfrentar os problemas do desenvolvimento do país”.

Questionado por um jornalista sobre como a comunidade internacional vê a convocação do Conselho Superior de Defesa pelo Presidente José Mário Vaz, o embaixador americano disse que o primeiro-ministro integra também o órgão e respondeu em jeito de pergunta “qual é a utilidade de ter a reunião, agora que o Governo está a trabalhar?!”.

Depois de alertar que neste momento o importante é fechar o ciclo eleitoral, Tulinabo Mushingi lembrou que a CEDEAO e toda a comunidade internacional têm a mesma opinião de que “o Governo de Aristides Gomes deve terminar este processo”.

As declarações foram feitas depois de um encontro entre diplomatas e Aristides Gomes. Veja o vídeo

Your browser doesn’t support HTML5

Embaixador Tulinabo Mushingi reitera apoio a Aristides Gomes