Em Fotos | Espanha continua em alerta após desastre natural em Valência
Carros empilhados como dominós fazem parte do panorama das ruas de Guadassuar, na região de Valência, na Espanha. As cenas inéditas para muitos mostram a gravidade do fenômeno natural.
Enquanto prosseguem os esforços de resgate, o governo lançou um novo alerta de tempestade na região de Valência, onde as inundações custaram a vida a 95 pessoas.
Embora se tema que o número de vítimas mortais continue a crescer, segundo declarações da ministra da Defesa, Margarita Robles, as autoridades locais não revelaram quantas pessoas continuam desaparecidas.
As equipas de resgate vasculharam restos de veículos cobertos de lama ao longo das estradas ou em campos inundados, e alguns usaram máquinas pesadas para limpar os destroços das ruas, de acordo com imagens de televisão.
Na quinta-feira, 31 de outubro, a calma voltou às áreas mais afetadas da cidade de Valência. No entanto, a Agência Meteorológica do Estado (AEMET) emitiu o seu nível de alerta máximo para a província de Castellón.
As inundações em Valência atingiram as infra-estruturas da região, destruindo pontes, estradas, caminhos-de-ferro e edifícios à medida que os rios transbordavam. Muitos perderam todos os seus pertences e os seus negócios que eram o seu sustento.
Muitos moradores contaram como as pessoas subiam no teto de seus carros em busca de abrigo, enquanto um riacho agitado de água marrom corria pelas ruas, arrancando árvores e carregando pedaços de alvenaria dos edifícios.
Na manhã de quinta-feira, os moradores usaram bombas d'água transportadas por tratores para iniciar os esforços de limpeza e as crianças ajudaram a varrer as calçadas. “A vergonha são as pessoas que morreram, e foram muitas”, disse um dos afetados.